MILÃO 2015


100% BRASIL

O design brasileiro, como prática, nasceu junto com a cultura nacional. Sinais de atividades ligadas ao design já aparecem nitidamente no século XIX, embora sem uma estrutura de ensino regular e mesmo sem seu reconhecimento como atividade distinta da arquitetura, da arte e da indústria de objetos utilitários.

Apesar do grande crescimento e sofisticação do setor nos últimos anos, com o reconhecimento de sua capacidade de agregar valor nos mercados e oferecer melhor qualidade de vida, com a proliferação de escolas especializadas e de profissionais capazes, incorporando recursos high-tech e várias atribuições historicamente sob o cuidado das belas artes, o design brasileiro só recentemente tem assimilado a rica contribuição do artesanato popular, que ainda não foi objeto de estudos suficientes, não delineou sua história com profundidade, não desenvolveu meios eficientes para avaliar seu impacto econômico.

Em termos culturais o Brasil conta hoje com um museu dedicado à preservação da memória do design brasileiro, o Museu da Casa Brasileira, que mantém o mais importante prêmio do setor em âmbito nacional, o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira. Com o intuito de privilegiar o profissional de design brasileiro, o evento Brazil S/A, traz para Milão a exposição 100% Brasil, onde o foco principal desta exposição é fomentar o design nacional, valorizando alguns dos designers brasileiros em âmbito internacional.

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THE NEON TRAFFIC DEALER

Nas grades de neons de Alê Jordão, as marcas estão brilhantes e hipnoticamente ladeadas e distintas sem serem distintas, ranqueadas mas homogeneizadas, misturados numa sopa de letras e gases. Assim o espectador paralisa e se embebeda de branding para iniciar seu detox”, escreve o curador Baixo Ribeiro.

“A atitude da sociedade, como um todo, tem sido terminantemente autodestrutivo. E não parece que estamos conseguindo implantar uma consciência consumerista adequada ao combate das artimanhas do branding ativo”, finaliza.

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TRIBUTO A SERGIO RODRIGUES

Esta instalação homenageia um dos grandes mestres internacionais do mobiliário moderno.

Sergio Rodrigues faleceu em setembro de 2014, depois de uma carreira de 60 anos de atividade contínua em design e arquitetura. Apresentamos algumas das mais icônicas peças de sua carreira, entre elas o banco Mocho, sua primeira criação, de 1954, uma reinterpretação de um banquinho vernacular; a poltrona Mole (Sheriff) de 1961, sua peça mais conhecida internacionalmente; a poltrona Kilin, de 1973, um exemplo da simplicidade construtiva que caracteriza seu trabalho; e a poltrona Diz, de 2002, um projeto da sua plena maturidade, apenas em madeira, que permite um extremo conforto ao usuário.

Todos os móveis reunidos são editados com exclusividade pela LinBrasil, empresa estabelecida em 2001 pela empreendedora Gisèle Pereira Schwartsburd, dedicada integralmente ao trabalho do grande mestre.

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SOU DO MUNDO SOU MINAS GERAIS

A exposição “Sou do Mundo, sou Minas Gerais” é uma mostra com trabalhos de estilistas e designers que criaram estampas especialmente desenvolvidas para o evento, com o tema “Riquezas Brasileiras”.

Em cada peça, uma tradução singular de como o mundo enxerga o Brasil, quer seja pelos seus valores naturais e culturais, como pelo nosso lifestyle.

Todas as estampas poderão ser vistas em roupas, tecidos biodegradáveis e móveis, que trazem amplitude de referências no segmento da decoração. Renomados artistas traduzem nas estampas as riquezas brasileiras.

Nessa mostra estão grandes artistas, estilistas e designers brasileiros da atualidade. São eles: CostanzaPascolato, Ange Marie Pessoa Taillandier, Vanessa da Silva, Kleber Matheus, Tereza Santos, Helô Rocha, Regina Pereto, Filipe Jardim, Patrícia Motta, Victor Dzenk, Fabio Gurjão, Renata Manso, Rita Lessa, YassinLahmar e Gustavo Greco.

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LUX BRASIL - LIGTHING PRODUCTS

Lux Brasil é um programa de promoção de exportações cujo objetivo é introduzir a indústria brasileira de iluminação no cenário internacional. Para o seu desenvolvimento tem uma importante parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação).

A LUZ DO BRASIL - A marca Lux Brasil representa um grupo de empresas associadas do setor de iluminação. Por meio de nossas iniciativas, levamos os produtos brasileiros - e imagem do Brasil - para o mercado externo. Nossa marca reforça as características do país, sua flexibilidade e atributos únicos.

Um país multicultural, que tem um jeito único de se reinventar. EXPOSITORES - Neste espaço você encontrará seis empresas brasileiras do setor de iluminação, com as suas respectivas linhas de produtos - que garantem beleza, qualidade, performance e segurança: Accord Iluminação, Geo Luz & Cerâmica, La Lampe, Luxion Iluminação, Munclair e Omega Light.

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DESIGN NA PELE

Couro é couro em qualquer lugar. Quando você imprime o intangível, você imprime alma. Quando você leva um pouco do lugar onde uma coisa foi feita, você dá voz.

Buscando narrativas que possam nos levar a um couro genuinamente brasileiro, cruzamos o Brasil em busca de inspirações capazes de traduzir a nossa cultura na pele. Uma viagem guiada através de um tema: Escritas.

Ao enxergar no couro uma página em branco, contamos nessa pele as nossas histórias. A renda cristã, herança dos imigrantes europeus, ganha uma nova aplicação nas mãos de Ronaldo Fraga.

O gaúcho, homem do campo do Sul do Brasil, vê os elementos de sua indumentária transpostos na pele de Heloísa Crocco. Para cada curtume, entre o Sul e o Nordeste do Brasil, uma nova possibilidade. Falamos de saberes e fazeres antigos sob uma nova ótica de empoderamento da matéria-prima – e, consequentemente, de nossa própria cultura. Imprimimos a nossa alma transformando produtos em muito mais do que simples artigos. O couro deixa de ser simplesmente um couro. Ele leva consigo um país inteiro. Esse é o ponto de partida para o Design na Pele.

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BEST IN SHOW - CERAMICS OF BRASIL

O Brasil é um dos grandes protagonistas internacionais do setor de revestimentos cerâmicos, ocupando a segunda colocação no ranking mundial de produção e consumo internos, com exportações para mais de 120 países em todos os continentes.

Além dos resultados quantitativos, os revestimentos e louças sanitárias brasileiras encontram-se no "estado da arte", no que se refere às questões estéticas e de qualidade.

Com o objetivo de destacar ainda mais os produtos nacionais de alto valor agregado, a ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres), entidade que representa o setor nacional e internacionalmente, com o patrocínio da APEX Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) criou o Prêmio "Best in Show - Ceramicsof Brasil". Para eleger as melhores linhas em categorias distintas, a ANFACER contou com a curadoria do jornalista e crítico de design Marcelo Lima e um corpo de jurados altamente qualificados, composto por 11 profissionais da comunicação, que atuam no segmento de arquitetura e decoração.

São eles: Alexandre Ferreira (Diretor de Redação das revistas Casa Claudia e Arquitetura&Construção), AllexColontonio (Diretor de Redação da revista Kaza), Célia Paccini (Editora da revista Casa Mix), Clarissa Schneider(Editora chefe da revista Bamboo), Denise Gustavsen (Editora da revista Arquitetura&Construção), Fernando Serapião (Editor da revista Monolito), Mônica Barbosa (Diretora de redação do Living Design e Colunista da revista Caras), Regina Galvão (Editora da revista Casa Claudia), Simone Quintas (Diretora de Redação da revista Casa e Jardim), Silvia Avanzi (Editora da revista Minha Casa) e TaissaBuescu (Diretora de Redação da revista Casa Vogue).

A primeira edição do prêmio foi realizada durante a feira EXPO REVESTIR, que aconteceu em março passado, em São Paulo/SP. Os produtos premiados estarão expostos na Università Degli Studi di Milano, um local de grande visitação, no período de 13/04 a 24/05/2015, como parte da mostra BRAZIL S/A.

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NEOBOX - MADE TO MEASURE

A Neobox surge no mercado brasileiro de móveis de alto padrão acreditando no pensamento criativo e de vanguarda para desenvolver soluções confortáveis, sofisticadas e principalmente inovadoras.

A inspiração de nossos designers é alimentada com incansáveis pesquisas em diversos meios comunicativos e visitas a grandes feiras de design de móveis em todo o mundo.

Acompanhar as principais tendências, aplicando conceitos de tecnologia e estética, tem direcionado os trabalhos de criação de nossos móveis, que são fabricados com materiais de alta tecnologia e respeito ao meio ambiente, por profissionais altamente capacitados, garantem qualidade e praticidade.

Outro fator importante para tais inspirações é a nossa cultura mineira, que possui uma grande característica em ser acolhedora. Aliado a isso, pensamos em móveis que mostrem essa linguagem de acolhimento e conforto para o bem-estar de seus usuários.

A participação no Evento Brazil S/A é uma oportunidade da marca para ser vista pelo mercado externo, e também será uma chance para a Neobox conhecer lojistas, profissionais e necessidades de outros mercados e levar a eles o Brasil e a cultura mineira através do nosso trabalho.

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RUGS OF BRAZIL

Arte brasileira assinada e handmade, com tiragem limitada, em produtos naturais com design e conceito. A tradição de dois séculos da família iraniana Pirbazari, dedicada por gerações aos tapetes persas, os mais famosos do mundo.

Resultado: um novo label de tapetes criados no Brasil, produzidos no Irã, e prontos para o mundo. RUG ON! Um branding de produtos exclusivos sob medida, com cores, texturas e toques diferentes.

Qualidade com identidade de marca premium – tapetes de lã desenvolvidos no laboratório-atelier em São Paulo e produzidos no Irã. PRÉ-ESTREIA EM MILÃO : Milão é o cenário escolhido para o lançamento da primeira coleção de puro design criativo e autoral da RUG ON! integrando o evento Brasil S/A, na UniversitàDegli Studi di Milano. Apresentação das primeiras peças de uma coleção criada por designers brasileiros: Zanini de Zanine, Simone Coste, Lino Villaventura, Guilherme Torres, João Kaarah e Henrique Steyer – o dreamteam pioneiro da RUG ON! em padrões exclusivos.

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IDEIAFACTORY - TAILOR-MADE IN ITALY FOR BRAZIL

IDEIAFACTORY é uma startup com sede em São Paulo que agrega um showroom de design italiano, um estúdio de arquitetura, uma agência de comunicação e uma trading de importação e exportação.

Os sócios estão divididos entre Milão e São Paulo com o objetivo de identificar o melhor do Made in Italy para oferecer e representar no Brasil.

O showroom em São Paulo está localizado no bairro de Pinheiros, centro do design na região, e acolhe as mais prestigiadas marcas italianas que desejam aparecer no mercado brasileiro com seus produtos exclusivos e customizáveis.

O estúdio de arquitetura desenvolve projetos de acordo com a fórmula Tailor-Made in Italy, oferecendo ao cliente final atendimento no pré e pós-venda dos produtos representados.

A agência de comunicação cria novas conexões entre tecnologia, design e arquitetura através do compartilhamento de projetos culturais com diversas instituições no Brasil e na Itália. Isto, lhe permite apresentar o Made in Italy em seu contexto mais natural, o cultural.

A gestão direta das importações permite manter os preços a um nível muito mais baixo do que os praticados no mercado e ofertar produtos de alta qualidade para o cliente final no Brasil. No Brazil S/A, IDEIAFACTORY apresenta a exposição “Tailor-Made in Italy”. IDEIAFACTORY é a melhor escolha para experienciar as excelências do design italiano. info@ideiafactory.com

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