SÃO PAULO 2019


BRAZIL S/A 2019

Para comemorar a 10ª edição, o evento BRAZIL S/A convidou a jornalista Lilian Pacce para criar uma exposição especial. Surgiu então a exposição BRASIL TUPI, que contou a origem e a evolução da rede de dormir, esta peça icônica do nosso design, de origem indígena, objeto usado até hoje no nosso dia a dia.

Esta exposição provocou grandes talentos de diversas áreas a interpretar, transformar e ressignificar esse design autêntico – partindo de um modelo de algodão cru feito por artesãos da comunidade de Morrinho, Ceará. Uma homenagem ao design de raiz.

O design da rede é tão bom que a gente até esquece de onde ela veio. Ela é uma entre as muitas e ricas heranças que os povos indígenas nos deram. A rede conforta, abraça, embala. Em tupi, a palavra para rede, "ini", significa "lugar de estar ausente", ou seja, puro estado meditativo! Não é lindo? O recolher-se, o descansar, o se conectar consigo próprio numa época de extrema hiperconectividade.

Utilitária e decorativa, a rede é um verdadeiro ninho. Genuína e genial, faz da tensão criada entre dois pontos puro relaxamento.

Câmara Cascudo (1898-1986) bem a definiu: “Ela toma nosso feitio, contamina-se com nossos hábitos, repete, dócil e macia, a forma do nosso corpo”. Não é à toa que muita gente não troca a rede por cama king size nenhuma.

Esta exposição provoca grandes talentos de diversas áreas a interpretar, transformar e ressignificar esse design autêntico – partindo de um modelo de algodão cru feito por artesãos do Ceará. Uma homenagem ao design de raiz, ao Brasil Tupi!

LILIAN PACCE
Curadora


EXPOSIÇÃO

De 18 a 25 de agosto de 2019, ocorreu o lançamento da mostra Brasil Tupi, com redes transformadas em objetos de design concebidos por criadores brasileiros durante a Design Week São Paulo, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva.

A ideia da exposição foi seguir o mesmo caminho traçado pela exposição A BOLA DA VEZ, lançada em 2011 em Milão, em comemoração ao anúncio do Brasil como país sede da Copa do Mundo 2014. O sucesso foi tão grande que a Itália solicitou a realização da mesma mostra com bolas criadas por personalidades italianas e, posteriormente, o governo brasileiro também solicitou uma nova mostra, ainda maior no ano da Copa, que aconteceu em São Paulo e Rio de Janeiro. Também foi criada pelo TS Studio, uma outra exposição chamada CAMISA 10, em comemoração ao mesmo tema.

Já na exposição o BRASIL TUPI, pretendeu-se mostrar a versatilidade intrínseca à REDE, desde o aconchego que a rede de dormir proporciona nos abraçando, chegando até a rede de conectividade que as redes de comunicação nos levam por caminhos infinitos. Foi uma experiência e uma imersão no mundo do design com a releitura desta simples rede de origem indígena através do olhar de criadores de diversas áreas.


DESIGNERS E ARTISTAS PARTICIPANTES

Alê Jordão, David Lee, Dudu Bertholini, Estúdio Mula Preta, Falcão, Fernando Motta, Gloria Pires, Henrique Steyer, Inês Schertel, Jader Almeida, João Pimenta, Léo Capote, Morena Leite, Paulo Alves, Patricia Bonaldi, Ronald Sasson, Sergio Mattos, Sig Bergamin, Ugo di Pace, Vic Meirelles, Wanderley Nunes